A MINHA POESIA - A MINHA VIDA

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

POEMA NATAIS DA MINHA RECORDAÇÃO


NATAIS DA MINHA RECORDAÇÃO

Em tempos que lá vão
Passaram sessenta Natais
Mais os que marcaram a minha recordação
Foram tempos tais
Vivia-se o pós Segunda Grande Guerra
A escassez, a pobreza era tanta, na Europa
Onde só havia espiões, nesta terra
Até o Deus menino era pobre
Não tinha meios de descer as chaminés
As do pobre, guardava o trabalho para as do nobre
No Inverno, mesmo às portas do Natal
Vinha o frio e fustigava o trabalhador pobre
O eu rapazinho antes do nascer do sol lá ia também afinal
Botas da cor da pele
Sentir o arrepio do vento frio não era banal
Enxada ao ombro, seguia na cola do pai
Pés de pele curtida pelos frios
- Pai, isto vai mas sugere um ai
- Meu filho o céu está limpo, vai aparecer o sol
O sol é a capa dos pobres, Deus também é Pai
O calor do sol e do trabalho são agasalho
Vinha o Dia de Natal, equiparado a Domingo o frio se esvai
Para esses dias havia calçado
Natal, Ano Bom, Dia de Reis, acabava a missa
Nos três havia o beijo nos pés do Deus Menino Santificado
Havia sempre um tostão para deixar numa bandeja
Para tudo ser perdoado
Perdoado de quê?
Talvez houvesse rancho melhorado
Uma peça que o galinheiro produzia a assinalar o dia
Não fora o humanismo poderia sentir-me maltratado
Nunca serão esquecidos esses Natais
Sempre ficarão na lembrança
Como os demais
Eram outros tempos para recordar
Foram tempos passados reais

Daniel Costa


19 comentários:

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu querido amigo

Passando para desejar um Feliz Natal,junto de todos os que lhe são queridos.

Beijinhos
Sonhadora

Marilu disse...

Querido amigo, belas e doces recordações, de como éramos felizes. Que você tenha um Natal abençoado junto a todos aqueles que você ama. Beijocas

Marta Vinhais disse...

Com muito calor humano...o que falta às vezes....
Adorei o poema...
Publiquei nos 2 blogs - espero que gostes....
Feliz Natal...
Beijos e abraços
Marta

Desnuda disse...

Meu queridíssimo amigo,

um poema feito com o coração e as lembranças do poeta. Lindo! Obrigada por mais uma bela partilha, amigo.


Natal Feliz junto aos que ama. Beijos com carinho

Everson Russo disse...

O Natal é uma epoca em que sem duvida nenhuma estamos mais sensiveis, mais saudosos das passagens da vida,,,sensibilizados por ausencias...mas é sempre uma epoca de confraternização...abraços amigo e um dia de paz pra ti...

RENATA CORDEIRO disse...

Daniel,
passo para lhe desejar Bom Natal e 2011 repleto de momentos felizes, como estes dos seus natais.
Beijos!!!
Renata

Bandys disse...

Um super 2011 e um Feliz natal.

…………(¯`O´¯)
…………*./ | \ .*
…………..*♫*.
………, • '*♥* ' • ,
……. '*• ♫♫♫•*'
….. ' *, • '♫ ' • ,* '
….' * • ♫*♥*♫• * '
… * , • Feliz' • , * '
…* ' •♫♫*♥*♫♫ • ' * '
' ' • . Navidad . • ' ' '
' ' • ♫♫♫*♥*♫♫♫• * ' '
…………..x♥x
…………….♥
Beijos

Anónimo disse...

Imagino que pelos Natais de sua caminhada tenha encontrado tempos terríveis.
Mas o que me alegra é que muitos deles já foram sanados embora vivam ainda sequelas.
Parabéns meu querido.
Boas festas e muitas felicidades.
Feliz Natal.
Vamos brindar?
Brindemos meu amigo querido.
Beijos perolados.

Anónimo disse...

♫♫♫ Feliz Natal!!!

...............¨♥*✫♥,
.........,•✯´.........´*✫
.......♥*................ __/\__
.......*♥............… ..*-:¦:-*
...¸.•✫.............……/.•*•.\
...~`,`~.................. |
¸....✫................... *•*
´¸...*♥..´¸...........*♥♫♥*
´¸¸♥*................✯•♫•♥•*
´¸.•✫ .............. *♥•♫•♫♥*
~`,`~............. ✯♥•♦♫♥•♥*.
`.✫`.............. *♥☺♥•♥•☺♥*.
●/................✯♥•♥♠♫♥#♥•♥*..
/▌................*♥♫•♥♫•♥♫♥•♫♥*
/ \....................... ╬╬╬╬.

Bj♥s

SAM disse...

♫♫♫ Feliz Natal!!!

...............¨♥*✫♥,
.........,•✯´.........´*✫
.......♥*................ __/\__
.......*♥............… ..*-:¦:-*
...¸.•✫.............……/.•*•.\
...~`,`~.................. |
¸....✫................... *•*
´¸...*♥..´¸...........*♥♫♥*
´¸¸♥*................✯•♫•♥•*
´¸.•✫ .............. *♥•♫•♫♥*
~`,`~............. ✯♥•♦♫♥•♥*.
`.✫`.............. *♥☺♥•♥•☺♥*.
●/................✯♥•♥♠♫♥#♥•♥*..
/▌................*♥♫•♥♫•♥♫♥•♫♥*
/ \....................... ╬╬╬╬.

Bj♥s

Anónimo disse...

Eu disse em relação aos tempos ruins como guerra e muito fome.
Ainda continuam em certos países mas ñ com tanta frequencia, foi isso que eu quiz dizer,quanto a sequelas eu me refiro as sequelas do mundo que ainda guardam dor e sofrimento.
Beijos meu amigo.

Anónimo disse...

Fiquei confusa meu querido,vc fala em relação ao meu comentário?
Comentei errado né.
Quanto aos falsos amigos,ñ são amigos pq amigos falsos ñ existem.
O que existem são gentinha falsa e sem escrúpulos esses sim ñ serão amigos nunca!!!
Beijokas meu amigo querido

Anónimo disse...

Eu me preocupei pq ñ quero magoar vc.
Eu sou muito espontânea e falo pelos cotovelos,de repente eu falo alguma coisa e vc pode pensar diferente vc entendeu?
Te gosto muito e quero sua amizade sincera,quando temos amigos bons temos que cultivar.
Beijos millllllllllllll.

Unknown disse...

Feliz Natal Daniel, muita saúde, paz e amor, e que o Novo Ano seja pleno de alegrias e realizações.

Beijinho,
Ana Martins

Sonia Schmorantz disse...

sTodos os dias deste ano,
Você esteve presente.
Fazendo-me sorrir, trazendo conforto e incentivando a continuar.
Todas suas palavras, seus comentários e presença foram muito importantes.
E é com todo carinho que desejo
Tudo de bom na sua vida,
Um Natal repleto de alegrias.
E que todos seus sonhos se tornem realidade neste
E em todos os Natais que ainda virão.
Um forte abraço.
Feliz Natal!

jo ra tone disse...

Boas Festas Feliz Natal
Simples como há dois mil e tal
Abraço

Everson Russo disse...

Venho agradecer de coração, o seu carinho, a sua amizade, todo esse ano dedicando sua companhia, sua paz, sua luz ao Livro dos Dias, trago uma rosa de agradecimento e a mais bela estrela do céu, a estrela de Belém, que representa o nascimento de Jesus, nosso único Salvador, que veio nos trouxe paz, amor, sabedoria, e ensinou a maior essência da alma ao ser humano, o perdão, o acolhimento, e principalmente, a certeza de um Deus maior que tudo, maior que nossos problemas, maior que o universo. Desejo um Feliz Natal, cheio de amor, paz, união, serenidade, que os ensinamentos do Menino Jesus estejam no coração de todos...

Beijos na alma,
Abraços apertados no coração.

O Livro dos Dias/Everson Russo.

Everson Russo disse...

Um belíssimo dia de Natal pra ti amigo,,,abraços fraternos de paz sempre, e Jesus na alma.

José María Souza Costa disse...

Tenha um Natal belissimo. Quero seguir-te por um dos blogues. Mas, não sei por qual preferes. Indica-me, por gentileza
abraços.