A MINHA POESIA - A MINHA VIDA

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

POEMA MAR DA ILHA DE ARMONA




MAR DA ILHA DE ARMONA   

Estamos em Olhão zona
Cidade de beleza em açoteias
Mar da Ilha de Armona
À vista de coberturas Árabes, em jeito de ameias
Olhão cidade da Restauração patrona
Da Restauração nomeou-a o Rei D. João, sem peias
Dali partiram barcos para o Rio de Janeiro em maratona
Barcos pesqueiros por mares, sem ver areias
Decerto intercedeu a Senhora do Mar, matrona
Deixemos as veras epopeias
Mar da Ilha de Armona!
Confluência com a Ria Formosa, ao alcance de sereias
De Olhão se adrega embarcar, navegando à tona
Da freguesia da Fuseta, apenas com marés cheias
Embarco na zona, com a alma a palpitar, em bujarrona
Do outro lado a abordagem, com o sangue nas veias
Sangue de amor por amazona
Sempre objetivando o aclarar ideias
No extenso areal percorrido ao som duma sanfona
O poeta desatou a ver erupções de areias
Por vocação, cioso da produção do mar, de cada nona
Senhora do mar! Havia caranguejos, para boas ceias
Imaginei a Duquesa de Alorna
Precisei almoçar ali sem plateias
Ceias de caranguejos na Fuseta anêmona!
Senhora do mar incidências!
Mar da Ilha de Armona! 

Daniel Costa


 
 

12 comentários:

chica disse...

Poesia linda, Severa igualmente e o vídeo também! abração praiano,chica

Lua Singular disse...

Oi Daniel,
Eu não entendo muito suas poesias, pois eu não consigo alcançar a sua cultura, por mais livros que leio.
Imagem linda, adorei o vídeo e a poesia.
Uma curiosidade: quando estava em coma, sentia alguma coisa?
Desculpe a pergunta.
Beijos
Lua Singular

Lua Singular disse...

Oi Daniel,
Meu filho chegou agora e mostrei a ele a destruição. O que a força da água faz.
Que horror.
Beijos
Lua Singular

Lua Singular disse...

Oi Daniel, já ouvi o vídeo da entrevista, vi sua mulher e uma linda entrevistadora fazendo perguntas. Teve que aprender tudo outra vez, realmente: VOCÊ É UM MILAGRE.
Beijos
Lua Singular

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, Daniel!
Olhão, sei que tem um time chamado Olhanense, não?
puxa, ví o vídeo, antes e o depois
... a praia da Ilha da Armona é muito linda, areal e mar, étudo de bom e ainda uma ceia de caranquejos.Algum tempo que não como!
...e pelo visto , as correntes são muito fortes,nossa,destruição total!
Boa noite, obrigado, belos dias, abraços!

Anónimo disse...

SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !
Visitando o Blog Espelhando Espalhando Amigos,fiquei triste por não poder comentar.A semana passada abriram para comentario,depois da minha postagem de sábado lá,me tiraram esse direito,eu ainda cheguei até a responder comentários de alguns amigos que passaram por lá,mais logo que descobriram me vetaram.E a pouco estava lá admirando a nova postagem da Catiaho,muito linda,com imagens deslumbrantes,se possível,me passa esse recado para ela.Do meu desejo.
Aqui lendo essa homenagem a Ilha da Armona(Olhão)fiz uma viagem até ela e vi coisas lindas; Os bancos de areias junto da barra delimitam deliciosas piscinas naturais, a flora rica e aromática dos campos dunares, bem como gozar os ventos mornos de leste e apreciar os tons alaranjados do pôr-do-sol.A travessia dos labirintos de areia e as correntes junto à barra são normalmente muito fortes, sendo necessária cautela.Dai vejo que já viste muitas coisas que faz de ti um grande conhecedor da Senhora do Mar,grande mar,mas das incidências.
Abraço amigo !!!!!!!!!!!!!!

PS:Abraço grande na Chica...
Fala para o Felisberto,que não esqueci dele,não o comento porque o blog dele não aceita anônimos,mais deixo meu carinho e boas lembranças dos seus posts,que são muito criativos...


Catiaho Reflexod'Alma disse...

Lindo poema. O video verei a tardinha quando volto do trabalho.
Bjins e lindo dia Daniel.
Catiaho Alc.

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Daniel, acabei de ver o video!
Se há algo que eu temo é a força da natureza.
Desiquilíbrio causado pelo homem ou não a natureza é soberana.
Pena a ilha ter perdido tanto.
Bjs
Catiaho Alc.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, amigo Daniel
ah sim, sou fanático por futebol,pelo Santos e ainda pelo futebol internacional.Tinha até um caderninho com as escalações de vários times estrangeiros.
Eu, fiz até um teste na Portuguesa de Desportos, time de S.Paulo, que era o mais próximo,na época, de casa. Me colocaram de lateral esquerdo e daí, nasceu um belo Contabilista, não vi a "cor da bola" e nem do atacante, hehehe!
Obrigado,belo dia,abraços!

chica disse...

Severa, obrigadão pelo abraço e estou com muitas saudades! Gostaria de te ver voltando logo! Como está o Saulinho? beijos e beijinhos,chica
Estamos na praia)

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu amigo

Infelizmente ficou muita coisa destruída em segundos, a força da natureza é imensa.
Como sempre adorei o poema.


Um beijinho com carinho
Sonhadora

Anónimo disse...

SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !
Passando para deixar meu recado a Chica.O Saulo está uma gracinha,com seus 7 meses;sentando e já engatilhando...Bjs sempre !